Descrição:
O Lápis Ligador para Amarrilhos caracteriza-se por apresentar em suas pontas ativas uma ranhura pela qual se passa o fio de amarrilho e um ponto de fixação para se promover o tracionamento durante a amarração do arco ao bráquete com movimento giratório.
Indicação:
É indicado para fixação de amarrilhos nos bráquetes.
Caracteristicas:
- Reutilização do lapis ligador: O processo para a reutilização do lapis ligador envolve sete etapas básicas e fundamentais: desinfecção, limpeza prévia, enxágue, secagem, inspeção visual, embalagem e esterilização.
- Desinfecção: A desinfecção prévia à lavagem do lapis ligador deve ser feita com agente químico adequado. O lapis ligador deve ser mergulhado em um recipiente apropriado contendo água e detergente enzimático, a temperatura ambiente ou morna.
- Limpeza prévia: A limpeza visa a remoção de sujidades, a fim de reduzir a carga microbiana, a matéria orgânica e outros contaminantes, garantindo assim, a manutenção da vida útil do instrumento. O procedimento de limpeza deve ser realizado manualmente, esfregando-se as superfícies do lapis ligador com escova de cerdas macias e cabo longo, pia com cuba profunda, torneira com jato direcionável, detergente e água corrente.
- Enxágue: Após completada a limpeza do lapis ligador, este deve ser cuidadosamente enxaguado em água potável e corrente.
- Secagem: A secagem objetiva evitar a interferência da umidade no processo de esterilização e aumentar a sua eficácia e, deve ser feita após a lavagem. Deve-se certificar que umidade não tenha sido introduzida, ou que partículas e felpas estejam presentes na superfície do lapis ligador.
- Inspeção visual: Verifica-se a eficácia do processo de limpeza e as condições de integridade do lapis ligador. Se necessário, procede-se novamente com a limpeza.
- Embalagem para esterilização: O material rigorosamente limpo e seco deve ser acondicionado em pacotes, os quais devem ser feitos com materiais que permitam a passagem do vapor, o mais recomendado é o papel de grau cirúrgico. Antes de ser esterilizado, o material deverá ser embalado e identificado. É importante a utilização de indicadores químicos, fitas que são introduzidas no interior de cada embalagem, que avalia a presença dos parâmetros críticos da esterilização a vapor: tempo, temperatura e presença de vapor.
- Esterilização: O processo de esterilização visa destruir ou eliminar todas as formas de vida microbiana presentes, sendo indicado a sua realização por meio da autoclave, por 30 minutos em temperatura de 121°, ou por 60 minutos em temperatura de 170°.
- Manutenção e conservação do lapis ligador: Cada lapis ligador foi desenvolvido para realizar uma determinada função, sendo assim, caso não seja utilizado para executar as condições normais de trabalho para o qual foi projetado, pode ter sua vida útil reduzida ou se danificar. Deve-se empregar o lapis ligador seguindo-se a recomendação de espessura máxima de fio.